terça-feira, 3 de abril de 2012

VISTORIAS DA COMISSÃO DO IDOSO CONTINUAM NO BAIRRO DO MÉIER

VISTORIAS DA COMISSÃO DO IDOSO CONTINUAM NO BAIRRO DO MÉIER

O panorama encontrado pela Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pela deputada Claise Maria Zito (PSD), durante vistoria em agências bancárias no Méier, zona Norte da capital, nesta terça-feira (03/04), foi mais positivo do que o verificado na vistoria feita em Bangu, na segunda-feira (02/04). "Estamos tendo bons resultados com essas vistorias. Quando a gente entra no banco já está todo mundo apreensivo, todos procurando cumprir as determinações da lei e isso é muito importante. Observamos hoje que todas agências estavam com o caixa preferencial funcionando, tinham o número determinado de cadeiras para os idosos e que estavam trabalhando com a entrega de senhas", contou a deputada.
A vistoria teve como objetivo principal cobrar o cumprimento da Lei 4.223/03, que obriga os bancos a realizarem o atendimento preferencial em até 20 minutos, em dias normais, e de 30 minutos, em véspera e após os feriados, e dá outras providências. "Estamos tendo a oportunidade de conscientizar os bancos sobre a legislação, e que essas leis são para serem cumpridas. Nessas visitas, nós temos o papel de informar aos idosos sobre seus direitos", disse Claise, que esteve na Rua Dias da Cruz e passou por agências do Santander, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Bradesco.

Apesar dos avanços, a presidente da comissão constatou que somente duas empresas bancárias (Bradesco e Itaú) cumpriam todas as determinações legais. Já as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal não possuíam os dizeres da lei afixados de forma visível para os clientes, como obriga a lei. O Banco Santander, que ontem, em Bangu, apresentou os maiores problemas, como uma fila de espera de até três horas, também foi a instituição, no Méier, que mais descumpriu a legislação. Dessa vez, a deputada observou que o banco não identificava de forma clara as cadeiras para os clientes portadores de necessidades especiais, gestantes e idosos. Por lei, todos os bancos tem que reservar, preferencialmente, 15 cadeiras para esses clientes. O atendimento na agência do Méier, porém, estava dentro do prazo de 20 minutos.
Texto de Raoni Alves

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