segunda-feira, 11 de abril de 2016

Ato Contra a Extinção e Encurtamento/Alteração de Linhas de Ônibus do Rio de Janeiro

Ao Fórum dos Idosos,

Depois de dois debates ocorridos na Câmara sobre a “racionalização” das linhas de ônibus promovida pela prefeitura, pretendemos agora dar mais um passo decisivo na luta contra a extinção e encurtamento/alteração de linhas promovida de forma autoritária e arbitrária pela prefeitura e que tantos transtornos e prejuízos tem causado aos moradores da cidade.

No dia 28 de Abril (de 17 às 19 horas) vamos promover, com o apoio do Vereador Reimont Otoni, um ato na escadaria da Câmara.

Na ocasião convocaremos todos a entregarem os abaixo-assinados reivindicando as linhas de volta que se multiplicam pela cidade. Na ocasião, também pretendemos endossar o ofício dos vereadores Reimont Otoni e Leonel Brizola reivindicando que o presidente da Câmara Municipal convoque o secretário de transportes para audiência pública com o intuito de debater com a população as mudanças no transporte público, além de apresentar os números coletados na pesquisa que precedeu a “racionalização” e, ainda, o relatório completo desse estudo – que deve incluir pesquisa com os usuários mencionada pelo secretário em entrevistas.

Nesse ato, pretendemos que representantes da sociedade como o Fórum de Mobilidade, o Fórum dos Idosos e o Ministério Público estejam presentes, para esclarecimento à população sobre os efeitos da “racionalização” e os passos dados na luta contra a mitigação desses mesmos efeitos.

Reivindicaremos, ainda, que o presidente da Câmara receba o QMOV e os outros representantes acima citados para uma audiência.

Gostaríamos de esclarecer que, fundamentado pelas reivindicações dos integrantes da comunidade, o movimento reivindica:
1) Volta das linhas de ônibus, com seus trajetos originais;
2) Redução do preço da passagem;
3) Ar condicionado em todos os ônibus;
4) Fim da dupla função do motorista;
5) Renovação da frota.

Além destes, dois outros pontos devem ser melhorados com urgência: qualificação do motorista e disponibilidade para recarga do bilhete único.
Sem mais para o momento, apenas o convite, feito com muita honra, para que o Fórum dos Idosos nos acompanhe nessa caminhada.

Atenciosamente,

Luciana Guerra Malta (representante do Quero Meu Ônibus De Volta)
Facebook: https://www.facebook.com/contraracionalizacaoRJ
Twitter: @OnibusDeVoltaRJ
#QueroMeuOnibusDeVolta