segunda-feira, 23 de abril de 2012

IV ENCONTRO NACIONAL DE FÓRUNS PERMANENTES DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA.



 O IV Encontro Nacional de Fóruns Permanentes da Sociedade Civil pelos Direitos da Pessoa Idosa acontecerá no período de 19  a 21 de novembro de 2012, no Distrito de  Xerém-Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro.
Trata-se de uma mobilização e articulação de fóruns permanentes pelos direitos da pessoa idosa coordenados pela sociedade civil, privilegiando, desta forma, a afirmação enquanto espaço de representação e organização garantindo o caráter autônomo da sociedade civil.
 O objetivo do encontro é  fortalecer as lutas em prol da garantia de direitos  e dignidade do idoso, na perspectiva da construção de espaços públicos de controle social  alertando para as diversas formas de violência contra a pessoa idosa, inclusive a violência estatal e institucional.
 O IV ENCONTRO NACIONAL terá 3 momentos distintos:
1-Ato Público
Será realizado em comemoração ao DIA NACIONAL DE LUTAS DOS FÓRUNS DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA no dia  19 de novembro, às 14 horas na Praça Raul Cortez, em Duque de Caxias-RJ.

2-Seminário e Oficinas
Onde será desenvolvido o tema central do Encontro. A participação neste momento é aberta a todos os inscritos pela internet.  É uma possibilidade para que outros setores acompanhem o movimento dos fóruns e se constituam como parceiros no estímulo à criação de novos fóruns.

3 – Plenária do Fórum Nacional.
A participação neste momento é exclusiva para os representantes e observadores eleitos pelos Fóruns Estaduais credenciados ao Fórum Nacional onde são discutidos os temas relacionados à construção e ao rumo do Fórum Nacional.
 A programação e as inscrições  estarão disponíveis no site  >http://www.forumnacional.net.br/<  no período de  3 de setembro a 31 de outubro de 2011.
 Estão definidas as seguintes modalidades de inscrição por estado da federação e distrito federal: 6 representantes e 4 observadores eleitos pelos  fóruns estaduais credenciados e até 50 participantes inscritos individualmente pela internet.
As formas de custeio das inscrições, passagens, hospedagem, alimentação e traslado dos representantes e observadores eleitos são responsabilidade de cada fórum estadual.  Os inscritos individualmente se responsabilizam por suas despesas.
COORDENAÇÃO NACIONAL DO FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA