terça-feira, 3 de abril de 2012

Comissão do Idoso Flagra Irregularidades em Bancos de Bangu


03/04/2012 - 10:47 - Agências bancárias lotadas, atendimento preferencial deficitário ou inexistente, número de assentos insuficientes, falta de água, banheiros fechados e espera de até três horas na fila. Este é o cenário que os idosos de Bangu encontram ao buscarem serviços bancários no bairro da Zona Oeste do Rio. Todas essas irregularidades foram flagradas pela presidente da Comissão de Assuntos da Criança do Adolescente e do Idoso, deputada Claise Maria Zito (PSD), durante vistoria realizada na última segunda-feira (02/04), em agências bancarias da Caixa Econômica Federal, do Santander e do Itaú, todos localizados no calçadão do bairro. “O atendimento, aqui, é precário. A agência do Santander não tem banheiro, não tem água e, principalmente, não está respeitando o tempo de espera de no máximo 20 minutos para o atendimento. Uma pessoa me disse que está aqui há três horas. É assustador. Nós estamos fiscalizando e vamos buscar ações que possam minimizar essa situação”, 

comentou Claise, que, nesta terça-feira (03/04), irá efetuar vistorias em bancos no Méier.

A Caixa, primeiro banco a ser vistoriado, manteve desativado seu único guichê preferencial, destinado ao atendimento ao idoso, gestantes e pessoas portadoras de deficiência. Faltavam também cadeiras identificadas para esses clientes e também não houve respeito ao prazo de espera de 20 minutos para as pessoas com mais de 65 anos. Todas essas irregularidades ferem a Lei 4.223/03, que obriga os bancos a disponibilizarem um caixa exclusivo para esses clientes, o atendimento por senha, e o número mínimo de 15 assentos ergonômicos.

Já na agência do banco Santander a situação era ainda mais grave. "Estou aqui desde 11h30, e são 13h45. É um absurdo. Estou com meu pé inchado de ficar em pé por tanto tempo. Não tem nem um banheiro funcionando. Uma falta de respeito", reclamou a aposentada Evangelina Maria de Jesus, de 73 anos. A gerente do banco preferiu colocar a culpa pelo mau atendimento na época do mês e na baixa presença de funcionários do Santander. "No momento não tenho como dar explicações. Essa época é sempre assim. Nós temos funcionários de férias e outro está doente. Além do mais, muitos clientes não são do banco e, mesmo assim, nós recebemos", justificou Viviane, diante da agência lotada e com pessoas sentadas até mesmo nas escadas de acesso ao segundo andar.

Na agência do Banco Itaú, a única irregularidade era a falta de atendimento realizado por senha, o que também é uma determinação da lei. Em todos os bancos visitados a parlamentar distribuiu um folheto com os direitos dos idosos, além de lembrar o telefone do Disque Idoso da Alerj (0800 023 9191), para que as irregularidades fossem denunciadas futuramente.

(Texto de Raoni Alves)


Comunicação Social da Alerj

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