VISTORIAS DA COMISSÃO DO IDOSO CONTINUAM NO BAIRRO DO
MÉIER
O panorama encontrado pela Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e
do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pela
deputada Claise Maria
Zito (PSD), durante vistoria em agências bancárias no Méier, zona
Norte da capital, nesta terça-feira (03/04), foi mais positivo do que o
verificado na vistoria feita em Bangu, na segunda-feira (02/04). "Estamos tendo
bons resultados com essas vistorias. Quando a gente entra no banco já está todo
mundo apreensivo, todos procurando cumprir as determinações da lei e isso é
muito importante. Observamos hoje que todas agências estavam com o caixa
preferencial funcionando, tinham o número determinado de cadeiras para os idosos
e que estavam trabalhando com a entrega de senhas", contou a deputada.
A vistoria teve como objetivo principal cobrar o cumprimento da Lei 4.223/03,
que obriga os bancos a realizarem o atendimento preferencial em até 20 minutos,
em dias normais, e de 30 minutos, em véspera e após os feriados, e dá outras
providências. "Estamos tendo a oportunidade de conscientizar os bancos sobre a
legislação, e que essas leis são para serem cumpridas. Nessas visitas, nós temos
o papel de informar aos idosos sobre seus direitos", disse Claise, que esteve na
Rua Dias da Cruz e passou por agências do Santander, da Caixa Econômica Federal,
do Banco do Brasil e do Bradesco.
Apesar dos avanços, a presidente da
comissão constatou que somente duas empresas bancárias (Bradesco e Itaú)
cumpriam todas as determinações legais. Já as agências do Banco do Brasil e da
Caixa Econômica Federal não possuíam os dizeres da lei afixados de forma visível
para os clientes, como obriga a lei. O Banco Santander, que ontem, em Bangu,
apresentou os maiores problemas, como uma fila de espera de até três horas,
também foi a instituição, no Méier, que mais descumpriu a legislação. Dessa vez,
a deputada observou que o banco não identificava de forma clara as cadeiras para
os clientes portadores de necessidades especiais, gestantes e idosos. Por lei,
todos os bancos tem que reservar, preferencialmente, 15 cadeiras para esses
clientes. O atendimento na agência do Méier, porém, estava dentro do prazo de 20
minutos.
Texto de Raoni Alves
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